Os vinhos do Porto são vinhos fortificados, de renome mundial desde há séculos, que se caracterizam pelo teor alcoólico próximo dos 20º e pelo facto de serem bastante doces, mercê do seu método de fabricado e das características únicas da sua produção. A região demarcada do vinho do Porto, criada no século XVIII pelo marquês de Pombal, foi a primeira região demarcada do mundo, certificando que só podiam ser considerados como “vinhos do Porto” os vinhos produzidos com uvas cultivadas nesta região.

Um ditado antigo diz que, do Porto, os vinhos só têm o nome; pois são feitos nas encostas do Douro e conservados nas caves de Vila Nova de Gaia, em frente à Ribeira, na outra margem do rio. As caves, pertença das diversas empresas exploradoras, com séculos de experiência e tradição, são um dos principais pontos turísticos do Porto e de Gaia. Nomes como Sandeman, Kopke, Offley ou Churchill’s denunciam a influência inglesa na produção e comercialização do vinho; contudo, a Cálem e a Ferreira provam que também os empresários portugueses se dedicaram de forma eficaz a este sector.

Cruzeiro pelo Douro

Uma outra forma de conhecer a história do vinho do Porto é fazer o percurso, por barco, ao longo do rio. Os operadores turísticos iniciam a viagem em Vila de Nova Gaia e, algumas horas, desembarcam os visitantes em Peso da Régua, histórico entreposto de embarque dos vinhos. Contudo, a viagem já não é feita nos típicos barcos rabelos – clássicos barcos de madeira, que nem sempre resistiaCruise the Dourom à força das correntes – mas sim em confortáveis navios de cruzeiro.

Os visitantes verão pessoalmente o enchimento das comportas da barragem de Crestuma-Lever, elevando o pesado navio com facilidade e permitindo-lhe ultrapassar esse obstáculo. Em Entre-os-Rios, é possível observar o monumento em memória da tragédia de 2001. Nas proximidades da Régua, adivinham-se os socalcos, os tradicionais degraus construídos nas encostas de Trás-os-Montes e que permitem a exploração vinícola da região, aproveitando as condições excepcionais em termos de solo e de clima.