Não é fácil visitar o arquipélago dos Açores de uma vez só, dada a extensão e diversidade das suas 9 ilhas. Visitar as ilhas açorianas pode constituir-se como um projecto turístico a longo prazo, a executar ao longo da vida.

Grupo Oriental

São Miguel, a ilha maior e mais populosa, onde se situa a capital Ponta Delgada, é habitualmente a primeira paragem dos visitantes. A Lagoa das Sete Cidades apresenta uma paisagem única em Portugal, reflectindo claramente a origem vulcânica do arquipélago. Se asAzores Islands crateras das Sete Cidades estão extintas, nas Furnas a actividade vulcânica é suficiente para fazer o célebre cozido, que é enterrado no chão durante algumas horas.

Já a pequena ilha de Santa Maria é muito procurada pelos praticantes de surf e body-board, bem como pela qualidade das suas praias, como a praia Formosa.

Grupo Central

Na ilha Terceira, além da capital Angra do Heroísmo (classificada como Património da Humanidade), merecem uma visita o Monte Brasil (outro vulcão extinto) e as formações rochosas da praia dos Biscoitos, na costa norte.

O nome da ilha do Pico deriva da sua montanha que atinge 2300 de altitude e que se constitui como o ponto mais elevado de Portugal. O vinho licoroso do Pico constituiu-se como região demarcada nos anos 90, mas a sua tradição remonta ao século XVII.

As ilhas do grupo central encontram-se muito próximas, ainda que não seja possível, como afirmam mitos urbanos dirigidos às pessoas do Continente menos informadas, atravessar a pé na maré baixa. Estando a 8 quilómetros do Faial e a 15 de S. Jorge, obtêm-se grandes panorâmicas do Pico a partir de ambas as ilhas.

A Graciosa é classificada como Reversa Mundial da Biosfera; aí pontificam os típicos moinhos de inspiração flamenga.

Grupo Ocidental

A ilha das Flores é especialmente procurada para o turismo ecológico e de natureza. Os visitantes fotografam as típicas cascatas da ilha e provam as lapas cruas, prato tradicional da ilha. Já no Corvo residem apenas cerca de 400 pessoas, não sendo de espantar que as pessoas não tenham trancas nas portas pois vivem como uma grande família.