Um roteiro de viagem de Portugal pode enumerar uma lista de pontos a visitar, mas a lista do que vale a pena torna-se infindável. Preferimos apresentar algumas das coisas que pode fazer, ver ou experimentar.

Sol e Mar

No Algarve, as belas praias de areia rodeadas de altas falésias recebem os veraneantes há décadas. No Norte, praias como Vila Praia de Âncora ou Esposende encontram-se a dois passos dos prazeres da gastronomia e dos vinhos do Minho. No Oeste, poderá optar entre tradição piscatória da Nazaré ou levar as crianças a chapinhar em segurança na lagoa de Óbidos ou na baía de S. Martinho do Porto.

História

LisbonAs grandes cidades, como Lisboa, Porto, Coimbra ou Braga, transpiram História em cada esquina. Mas lembre-se que a História de Portugal é tão longa que qualquer recanto tem uma história para contar. Vá até ao Museu da Batalha de Aljubarrota perceber como foi possível ao Mestre de Aviz e ao Condestável Nuno Álvares derrotar os castelhanos. Além disso, por todo o país pontificam vilas medievais, como Óbidos, Trancoso ou Monsaraz.

Gastronomia

Entre os pratos de peixe derivados de uma costa litoral extensa, os pratos de caça, a doçaria tradicional, o fabrico de queijos e enchidos e o aproveitamento de recursos tão díspares como o caracol (como petisco) ou o chícharo (uma leguminosa quase desconhecida), a dificuldade está na escolha.

Enoturismo

Complementando os prazeres gastronómicos, as quintas acolhem os visitantes e mostram como se fabricam os melhores vinhos do mundo. Alguns visitantes gostam de experimentar pessoalmente a vindima; outros preferem embarcar nos cruzeiros do Douro, embarcando nas caves do vinho do Porto e desembarcando na Régua ou em Barca d’ Alva.

Desportos Radicais

Na costa Oeste já existe um “cluster” em torno do surf, beneficiando das excepcionais condições naturais das praias da Ericeira e Peniche (que acolhe o Rip Curl Pro).