Portugal é um “país em festa”, onde é sempre possível encontrar bons motivos para celebrar e festejar. De norte a sul, com inspiração religiosa, popular, musical, cultural, etc., são inúmeros os exemplos de festivais, capazes de atrair todo o género de visitantes.

São João, Porto

Na noite de São João (24 de Junho), os portuenses saem à rua para assinalar a sua festa popular com manjericos, alhos-porros, a sardinha e muita música. Os arraiais espalham-se pela cidade, em especial pela zona história, e prolongam-se até de manhã.

Festa dos Tabuleiros, Tomar

A antiga sede dos Templários de Portugal organiza, de quatro em quatro anos, um festival único. As freguesias circundantes reúnem no centro da cidade e forma um cortejo, onde as raparigas, vestindo de forma tradicional, carregam altos tabuleiros de pão e trigo.

Festival do Sudoeste, Zambujeira do Mar

Portugal viu nascer vários festivais de verão, reproduzindo o antigo espírito de Woodstock dos anos 60. O Sudoeste recebeu este nome por se situar na costa litoral do Baixo Alentejo, no sudoeste do país. Após duas décadas de música estival, o concerto profissionalizou-se e hoje acolhe grandes nomes da música internacional. The Prodigy, Beck, Franz Ferdinand, Groove Armada, Zero Seven e David Guetta são alguns dos nomes que por lá passaram.

Carnaval

O entrudo é celebrado por todo o país, mas algumas cidades e regiões sentem-no de uma forma especialmente intensa com cortejos diurnos, bailes nocturnos e Carnival in Portugalmuita animação. Loulé, Torres Vedras, Nazaré e Ovar são alguns exemplos. Em Trás-os-Montes, os caretos de Podence mantêm vivas tradições medievais ligadas à passagem para a idade adulta.

Concentração Motard, Faro

A concentração motard, com cerca de três décadas de tradição, reúne cerca de 30.000 amantes das duas rodas, que chegam de Portugal e de toda a Europa.

Festivais Agrícolas: Santarém e Viseu

São inúmeros os exemplos de festivais que juntam o melhor da produção agrícola e pecuária, a gastronomia e as tradições culturais do mundo rural português. Destacam-se a Feira Nacional da Agricultura, que decorre em Santarém em Junho, e a Feira de S. Mateus, em Viseu, entre Agosto e Setembro.