Portugal é conhecido internacionalmente pela sua beleza natural. Mesmo sendo um país pequeno, em termos de área, a sua diversidade cultural e natural continua a atrair milhares de turistas, ano após ano. Se gosta de contacto com a natureza, deve marcar na sua agenda uma visita obrigatória ao Parque Nacional Peneda Gerês.

Peneda Gerês National ParkEste parque localiza-se no Norte do país e foi a primeira Área Protegida criada em Portugal, o que aconteceu pela necessidade da preservação do património natural e cultural desta região. Este parque, criado em 1971, abrange um conjunto de 22 freguesias. Além de uma fauna e flora muito diversa, possui ainda uma História muito rica, visto que foram encontrados vestígios megalíticos, célticos, romanos e medievais nesta região.

Os “habitats” mais caraterísticos do Parque Nacional Peneda Gerês são:
* o carvalhal;
* os bosques ripícolas;
* as turfeiras e os matos húmidos;
* os matos de substituição.

Com tanta diversidade natural, existe um sem número de atividades que aqui pode realizar. Por isso, deve planear a sua visita ao parque com alguma antecedência. Um bom local para começar as suas pesquisas é o “site” do parque. Além de todas as informações disponíveis “online”, pode ainda encontrar algumas imagens de todos os trilhos pedestres existentes. Esta rede de percursos pedestres encontra-se bem sinalizada, mas deve ter atenção, dado que existem áreas de proteção parcial e proteção total onde tem de requisitar uma autorização prévia fazer os percursos.

Os principais cuidados que deve ter numa aventura pedonal pelo Parque Nacional Peneda Gerês são:
* ter atenção às previsões meteorológicas;
* não fazer os percursos sozinho, mas, se esse for o seu desejo, deve informar alguém do seu plano;
* levar roupa e calçado adequado a esta aventura;
* é indispensável levar consigo: um agasalho, alimentos, água, proteção solar, telemóvel, lanterna e isqueiro.

Agora só falta que coloque pés ao caminho e descobra esta beleza natural de Portugal.